Arquivo Histórico

Direção:

Paula de Moraes Rodrigues – Direção Geral

Rubens Carrilho Fernandes – Direção Técnica

Contato:

arquivohistorico.ihgi@gmail.com

Missão institucional

Criado em 2017, o Arquivo Histórico do IHGI, tem a missão de recolher, preservar, organizar e custodiar os fundos documentais produzidos pelo IHGI e por acervos privados doados a instituição, referentes à história de Itaboraí, em especial da extinta vila de Santo Antônio de Sá, do Estado do Rio de Janeiro, do Brasil, e por meio de normas e procedimentos internos, garantir o acesso à informação e difusão da história e memória de Itaboraí, do Rio de Janeiro e do Brasil. Desde 2022 o Arquivo Histórico do IHGI integra o Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CONARQ)

Caracterização do Acervo

O Arquivo Histórico do IHGI é constituído por documentos impressos e manuscritos oficiais e de particulares, fotografias e cartografia sob custódia permanente.

Regimento Interno do Arquivo Histórico

Resolução nº

Carta patente pelo qual o Príncipe-Regente (D. João), em nome da rainha D. Maria I há por bem nomear Antônio José de Almeida de Almeida Pimentel secretário do Regimento de Infantaria de Penamacor com posto de tenente, com selo da armas de D. Maria I, rainha de Portugal e Alvares.
Coleção José Joaquim de Almeida Moura Coutinho
Códice: BR.RJ.IHGI.C.006.S1.02

Normas de acesso:

Agendamento por e-mail

Acesso:

O acervo varia de acordo com a classificação da documentação.

LIVRE – público em geral

RESTRITO – mediante autorização da direção do arquivo.

CONFIDENCIAL – mediante autorização da presidência.


Serviço de reprodução:

O serviço de reprodução de obras dos acervos geral e especial é feito exclusivamente pelo Arquivo Histórico, através de cópia digital, fotografia ou filmagem, observadas as Normas de Reprodução. Todas as obras são previamente avaliadas quanto ao estado geral de conservação física para fins de autorização de consulta ou reprodução de qualquer natureza. Também são observadas as restrições impostas pela legislação de direito autoral. Para fins manutenção do Arquivo Histórico, será aplicada a tabela de emolumentos em vigor.


Tabela de emolumentos:

Resolução nº 2, 12 de agosto de 2021

Obs: Alunos da rede pública de educação básica no âmbito do município de Itaboraí são isentos do pagamento da taxa de cadastro e da taxa de reprodução do acervo geral.


Acesso à informação:

Cadastro Único de Pesquisador

Requerimento de Acesso à Informação e Termo de Responsabilidade pelo Uso e Divulgação das Informações



Site criado pelo WordPress.com.